OLÁ LEITORES,
O PADRÃO DE IGREJA CONTEMPORÂNEO NEM SEMPRE FOI ASSIM; AS FORTES INFLUÊNCIAS FIZERAM O ATUAL MODELO, NÃO MUDAR, MAS DESENVOLVER PARA ATENDER A UM PÚBLICO MAIS EXIGENTE. QUASE TUDO FOI APRIMORADO: AS PRÁTICAS RELIGIOSAS, O FORMATO DOS CULTOS, SUA HIERARQUIA PASTORAL, ENFIM. MAS A MÚSICA, QUE É UM DOS MAIORES FOCOS NA IGREJA - DO PONTO DE VISTA ATRAENTE -, FOI A MAIS AFETADA POR TAL DESENVOLVIMENTO.
É PRATICAMENTE IMPOSSÍVEL, ATUALMENTE, PRESENCIAR UM CULTO QUE NÃO TENHA MÚSICAS COM ARRANJOS DE GUITARRA OU UMA BATERIA BEM OUSADA, COM ÊNFASE NOS PRATOS - CARACTERÍSTICAS DO ROCK - DURANTE O LOUVOR.
UM ROCK ENVOLVE MUITO MAIS OS JOVENS E OS FAZ DANÇAR DO QUE UMA MÚSICA PADRÃO/CONGREGACIONAL - EX.: "CELEBRAI A CRISTO, CELEBRAI/ RESSUSCITOU". SUA FACILIDADE DE EXECUÇÃO E ACESSIBILIDADE, INCLUSIVE NO PREÇO DOS EQUIPAMENTOS, EXCEDE QUALQUER OUTRO ESTILO, COMO POR EXEMPLO A MÚSICA ELETRÔNICA.
AS GUITARRAS AINDA GERAM UM EFEITO MELÓDICO MUITO IMPORTANTE PARA O DESENVOLVIMENTO DO "CLIMA ADORACIONAL" E, PORTANTO, TAMBÉM SÃO INDISPENSÁVEIS NAS MÚSICAS LENTAS.
RESUMINDO, O ROCK FAZ PARTE DO ENREDO GOSPEL ATUAL. E ISTO FEZ COM QUE MINISTÉRIOS ANTES "SINGELOS", SE TORNASSEM ROQUEIROS. TEMOS COMO UM GRANDE EXEMPLO O MINISTÉRIO DE LOUVOR DIANTE DO TRONO, ONDE É MUITO DIFÍCIL ENCONTRAR RELAÇÕES DE SEMELHANÇA ENTRE SEU PRIMEIRO ÁLBUM LANÇADO E O ATUAL (2012):

DE FATO, ISTO NÃO É UMA CRÍTICA. NA VERDADE, ESTE É O OBJETIVO DESTE POST: HOUVE UM DESENVOLVIMENTO NAS PRÁTICAS DA IGREJA; NOS TORNAMOS MODERNOS - SEM QUERER FERIR OS PRINCÍPIOS DAS TRADICIONAIS.
ENTENDO PERFEITAMENTE QUE TUDO EVOLUI, SERIA HIPOCRISIA DIZER QUE NÃO, OU ATÉ HOJE VOCÊ "VESTE ANOS 80"???
MAS, ENFIM... TENHO ALGUNS CANTORES/BANDAS QUE GOSTARIA DE INDICAR AGORA, VISTO QUE O FENÔMENO ROCK-GOSPEL JÁ PEGOU, TUDO O QUE PODEMOS FAZER É ADERIR A ELE.
SEGUE:
FERNANDINHO:
OFICINA G3:
MEGAFONE:
KHORUS:
JÓ 42:
CENTRAL 7:
VALE LEMBRAR QUE EU NÃO SOU ROQUEIRO E CASO VOCÊ SE LEMBRE DE MAIS ALGUM, É SÓ CITAR NOS COMENTÁRIOS. VIVA A GERAÇÃO ROCK GOSPEL!!!
FIQUE NA PAZ.
A paz irmão Leonardo.
ResponderExcluirA contextualização se faz necessário, desde que não se transforme em secularização. A música realmente tem sido o ponto mais influenciado por essa demanda. Mas ainda bem que apesar desse avanço, ainda temos o remanescente que não deixa a essência de tudo - Adorar a Deus.
Abraço.